quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Memórias de Alfabetização

Meu percurso histórico durante o processo de alfabetização: Vivências com a leitura e a escrita.
    
Minha infância foi um período de muita aprendizagem, crescimento e diversão. Lembro-me das brincadeiras na rua, de alguns amiguinhos na escola e de algumas professoras que influenciaram no meu crescimento escolar e desenvolvimento pessoal. A leitura e a escrita são ferramentas importantes para qualquer indivíduo, uma completa a outra e assim acrescenta na formação de conhecimento do ser humano, obter domínio ao ler e escrever lhe dá possibilidades e oportunidades.
       A alfabetização é um momento de crescimento do ser humano, no entanto não é tão simples como aparenta ser, afinal o alfabeto usado representa sons da fala que não é facilmente entendida sem a orientação de um professor. Ao passar por essa fase obtive algumas dificuldades, a leitura por não ser um processo simples e rápido me trouxe alguns embaraços, demorei a aprender a ler e logo meus pais se preocuparam pois já estava na reta final da alfabetização e precisava fechar o ano com êxito, porém tive a oportunidade de encontrar professoras dedicadas e atenciosas que souberam lidar com as minhas dificuldades. De acordo com Emília Ferreiro “
A escrita é uma construção coletiva e não individual”, foi necessário muito empenho e força de vontade para que eu pudesse me desenvolver na leitura e escrita, uma sensação indescritível para todos que fizeram parte desse processo. Não me recordo como eram feitas as atividades em sala, no entanto as professoras costumavam passar alguns textos para leitura em casa juntamente com os responsáveis. O espaço escolar era bastante significativo, com muitos cartazes coloridos, números e letras facilitando a visualização e compreensão dos alunos, acredito que o método de ensino das professoras na minha época era o da repetição, fazendo assim com que os alunos internalizassem e aprendessem, e logo após ao reconhecimento do alfabeto e dos números passava-se para leitura de textos e atividades com as cartilhas, sempre acompanhados pelas educadoras. Um dos momentos inesquecíveis e memoráveis foi o desafio da leitura, o que parecia complicado foi se desenrolando com o passar dos dias.Não me recordo de aulas marcantes, porém a figura da professora em sala de aula foi fundamental e todo empenho desenvolvido por ela contribuiu para o progresso da autonomia perante o conhecimento, estimulando assim a formação dos alunos em sala.Portanto, finalizo ao dizer que, deve-se reconhecer que a criança é um sujeito ativo e produtor de conhecimento e também culturas e linguagens, e o professor sempre será o mediador de todo o processo de ensino aprendizagem.
                     



2 comentários:

  1. Na memória da alfabetização, você avança articulando sua narrativa com a fundamentação teórica da disciplina de alfabetização. Traga imagens ao seu blog para ilustrar esse período. Coloque o link do blog dos colegas.

    ResponderExcluir
  2. Você articula tão bem os fatos que a leitura se torna leve. Adorei conhecer um pouco sobre sua trajetória durante a alfabetização. :) bjoo

    ResponderExcluir