Minha Querida Infância
Minha infância foi um período de muita aprendizagem,
crescimento e diversão. Lembro-me que eu e os vizinhos adorávamos poder brincar
na rua,e nas pracinhas, alguns amiguinhos da escola e algumas professoras influenciaram
e marcaram bastante no meu crescimento escolar e desenvolvimento pessoal.
Segundo(Rousseau;2004,p.137): Não só defendia o brincar da criança na sua forma natural e espontânea, como também, acudia o jogo sob forma de recreação através das atividades corporais, onde “ele trabalhe, aja, corra e grite, esteja sempre em movimento”.
Segundo(Rousseau;2004,p.137): Não só defendia o brincar da criança na sua forma natural e espontânea, como também, acudia o jogo sob forma de recreação através das atividades corporais, onde “ele trabalhe, aja, corra e grite, esteja sempre em movimento”.
Recordo-me da dificuldade em
conseguir aprender a ler na alfabetização, no entanto tive educadoras sabias e
pacientes que souberam lidar com a situação e assim foi possível chegar ao
sucesso. Minha família sempre foi muito atenciosa e cuidadosa demonstrando
muito carinho e amor para comigo, meus pais sempre dispostos a me dar a melhor
educação possível, me instruindo no “caminho” correto de acordo com os nossos
princípios, ligados principalmente à religião.
À criança vem ocupando lugar de
destaque na sociedade, podemos observar que atualmente os indivíduos prezam
muito pela imagem da criança feliz, saudável, mas principalmente pela educação
que elas recebem, porém sabemos que de acordo com o passar dos anos ocorreram
modificações. Segundo Rousseau e Pestalozzi a educação da criança passou a ser
defendida por processo natural.
Eles elaboraram uma nova imagem da
infância, vista como próxima do homem por natureza, sociável e autônoma. No
entanto, há alguns séculos atrás a criança não se diferenciava do adulto e era
um ser insignificante na família sendo considerada uma “miniatura” na qual
passava a aprender a viver com os demais.
Nos dias atuais esse ser considerado
insignificante se tornou o centro das atenções. As crianças da atualidade
lembram um pouco da minha infância, no entanto muita coisa se transformou principalmente
quando falamos das instituições educacionais, na minha época existia o “dia das
mães” e o “dia dos pais” hoje em dia é possível observar que ocorreram
modificações passando assim a ser “dia da família”.
Essas foram algumas mudanças, contudo sabemos que existem outras e que todas elas têm influenciado e acrescentado na vida desses pequenos. Portanto, finalizo ao dizer que, deve-se reconhecer que a criança é um sujeito ativo e produtor de conhecimento e também culturas e linguagens, além de que, estas mesmas devem ter como prioridade seu processo de construção social, sem negar e privar seus momentos da infância que são de extrema importância nessa construção de um ser social que reconhecera futuramente a importância de se ter uma infância em memória no passar da vida.
Essas foram algumas mudanças, contudo sabemos que existem outras e que todas elas têm influenciado e acrescentado na vida desses pequenos. Portanto, finalizo ao dizer que, deve-se reconhecer que a criança é um sujeito ativo e produtor de conhecimento e também culturas e linguagens, além de que, estas mesmas devem ter como prioridade seu processo de construção social, sem negar e privar seus momentos da infância que são de extrema importância nessa construção de um ser social que reconhecera futuramente a importância de se ter uma infância em memória no passar da vida.
Oi Evelly, sua narrativa está bem fundamentada. Entretanto, senti falta de você no texto, trazendo mais sobre suas vivências na educação infantil. Coloque link dos colegas no seu blog e imagens sobre infância (pode ser da internet).
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